Fechamento de escolas do campo: o caso da Escola Estadual do Campo Canoas – Cruzeiro do Iguaçu – PR

  • Micheli Tassiana Schmitz Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
  • André Paulo Castanha Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste

Résumé

O presente artigo discute as contradições presentes nas políticas de fechamento de escolas do campo, justificadas pelo economicismo, sem levar em conta as consequências para os estudantes e para as comunidades onde a escolas fechadas se localizavam. Para tanto, foram colhidos dados sobre o fechamento de escolas no Brasil e no Paraná. Realizamos uma investigação em relatórios finais, atas, Projetos Político-Pedagógicos e documentos da Escola Estadual do Campo Canoas, localizada no município de Cruzeiro do Iguaçu – PR, desde sua criação até 2012, quando teve suas atividades encerradas. Além disso, para compreender o impacto do fechamento dessa escola, realizamos entrevistas com membros da comunidade da Escola Canoas, funcionários, alunos e autoridades que ocupavam cargos públicos no período do fechamento da referida escola. A análise dos dados leva-nos a constatar certo descaso com o povo e a educação do campo, tendo em vista que esta escola, assim como tantas outras, foi fechada sem que a comunidade estivesse de acordo com isso, fazendo com que os sujeitos daquele local fossem obrigados a frequentar escolasda cidade que não têm a preocupação com a identidade cultural dos sujeitos que vivem no campo.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Micheli Tassiana Schmitz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
Graduada em Pedagogia pela VIZIVALI em 2013. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão em 2015. Atualmente é pedagoga de rede estadual de educação do Paraná, atuando no município de Salto do Lontra.
André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste – Campus de Francisco Beltrão – PR. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Historiador e mestre em Educação pela UFMT, Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. 
Publiée
2017-01-19
Comment citer
Schmitz, M. T., & Castanha, A. P. (2017). Fechamento de escolas do campo: o caso da Escola Estadual do Campo Canoas – Cruzeiro do Iguaçu – PR. Imagens Da Educação , 7(1), 38-48. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.32286
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação