CARACTERIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO CÓRREGO BETTY: ESTUDO DE CASO PARA A CIDADE DE MARINGÁ – PR

  • Alessandro Aoki Universidade Estadual de Maringa
  • Guilherme Fernandes Vieira Universidade Estadual de Maringa
  • Márcio Fernando Gomes Universidade Estadual de Maringa
  • Patrícia de Sousa Universidade Estadual de Maringa
  • Valdir Gomes Universidade Estadual de Maringa
Palavras-chave: Sócio ambiental, Córrego, Maringá

Resumo

O presente trabalho visa o levantamento sócio ambiental do córrego Betty, localizado na área urbana de Maringá- PR. Partindo do pressuposto de que o referido córrego enfrenta problemas na ordem ambiental e social, é que se preocupou em estudá-lo. Dessa forma, foi realizada a caracterização da área de maneira a pontuar, ao longo do fundo de vale, possíveis problemas resultantes dos processos de ocupação humana. Por meio de diagnósticos de atividade de campo que privilegiou entrevistas dadas pelos moradores locais, foi possível estabelecer comparações frente às indagações do poder público municipal, permitindo a sistematização das informações, cujo resultado é ainda o descaso deste último para com a sociedade, bem como com as poucas áreas que ainda restam de preservação permanente na cidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Aoki, Universidade Estadual de Maringa
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2008) nas habilitades Licenciatura e Bacharelado. Atualmente é mestrando bolsista do CNPQ do Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisa em temas relativos a Cultura e Meio Ambiente.
Guilherme Fernandes Vieira, Universidade Estadual de Maringa
Graduado em Geografia/Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá. Graduando em Geografia Bacharelado e Mestrando em Análise Regional
Márcio Fernando Gomes, Universidade Estadual de Maringa
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2008), Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2009 - 2010). Atualmente é Professor da UNIESP - Faculdade de Birigui e exerce o cargo de Especialista Ambiental I na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área Cartografia Temática, Geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica, com enfase no estudo da Qualidade Ambiental e Qualidade de Vida Urbana. Desenvolve atividades voltadas ao Levantamento, Mapeamento e Diagnóstico, Planejamento e Gestão do Meio Ambiente.
Patrícia de Sousa, Universidade Estadual de Maringa
possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2000) , graduação em Bacharelado Em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2006) . Tem experiência na área de Geografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: ENOS, transectas, áreas homogêneas, precipitação.
Valdir Gomes, Universidade Estadual de Maringa
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1984) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Docência Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração de Materiais e Logística e Gestão Ambiental.
Publicado
2010-12-07
Seção
Artigos