AS POLÍTICAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

  • Fabiana Pereira Barros Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: Política de Financiamento, Educação Básica, Política e Gestão da Educação

Resumo

A partir de uma abordagem histórica, pautados em diversas fontes que discutem a temática financiamento da educação básica pública no Brasil, buscou-se retratar nos diversos períodos históricos, como desencadeou-se o financiamento da educação. Com base na legislação educacional, priorizou-se a compreensão dos recursos orçamentários, especificamente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e o recurso proveniente da contribuição social do Salário-Educação. Os estudos investigados evidenciam a importância das políticas públicas presente na fiscalização e distribuição dos recursos voltados para a educação pública no país. Uma vez que a articulação política tem demonstrado pouco desempenho junto à classe trabalhadora, segregando e relegando padrões e recursos mínimos à educação básica pública.

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Biografia do Autor

Fabiana Pereira Barros, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Graduanda em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Geografia (UEM/DGE).
Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Docente da Universidade Estadual de Maringá, do Departamento de Teoria e Prática (DTP/UEM) e Doutoranda em Educação (PPE/UEM).
Publicado
2012-12-20
Seção
Iniciação científica