DESCENTRALIZAÇÃO OU CENTRALIDADE? UMA ABORDAGEM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE LONDRINA E MARINGÁ

  • José Roberto Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Márcia Siqueira de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Maringá, Londrina, Espaço Urbano, Descentralização

Resumo

Nossa intenção é analisar a produção do espaço urbano das cidades de Londrina e Maringá, no que se refere ao processo de (des)centralização urbana mediante produção de equipamentos, atividades e serviços de consumo, no transcorrer do período de 1990 a 2012. Assim, nos propomos a compreender e analisar como e porque ocorreu o processo de descentralização em função da formação de um ou mais núcleos de atividades ou serviços urbanos em Londrina e Maringá, e consequentemente a sua espacialização. Aqui, ressalta-se a importância de entender porque só agora Maringá entrará num processo mais acentuado de descentralização a partir da presença do Catuaí (inaugurado em novembro de 2010), já que Londrina por sua vez, passa por esse processo há vários anos e ainda está em curso. Dessa forma, há novas formas sendo criadas neste processo denotando maior complexidade comparativa a Londrina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Machado, Universidade Estadual de Maringá
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, PGE, da Universidade Estadual de Maringá, UEM; Professor da UNIESP, unidade de Nova Esperança; Bolsista da CAPES.
Márcia Siqueira de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina; Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia, PGE, da Universidade Estadual de Maringá, UEM;

Publicado
2013-06-25
Seção
Artigos