O TEMPO ESPACIAL DA ESCOLA NO PARANÁ / BRASIL NO SÉCULO XIX
Palavras-chave:
Espaço-tempo, História Social, Instrumentos linguísticos
Resumo
O propósito deste estudo é analisar o espaço-tempo das escolas do Paraná/Brasil utilizadas como locais de doutrinação de uma sociedade cercada por ideais escravagistas que permeava as atitudes da comunidade relacionadas à Educação. As investigações da História Social também mostram que a elite do estado influenciou e impôs o que acreditava ser a norma exemplar a ser falada pela sociedade em construção na cidade de Morretes, Paraná. Metodologicamente, partiu-se da transcrição, da edição crítica e da análise de manuscritos do século 19 referentes à área da Educação. O objetivo foi verificar as condições espaço-temporais das instalações físicas reservadas à área da escolarização para entender por que o Paraná e o Brazil ainda não possuem uma educação que produza resultados efetivos. Um breve estudo das origens das ferramentas linguísticas como dicionários, enciclopédias, glossários e vocabulários revelaram as agruras enfrentadas nas rotas da Lexicografia e da Lexicologia da Língua Portuguesa. Este artigo também oferece reflexões e discussões acerca do trabalho didátido-pedagógico de desenvolvimento da escolarização no Brazil.Downloads
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