O TEMPO ESPACIAL DA ESCOLA NO PARANÁ / BRASIL NO SÉCULO XIX

  • Elvira Barbosa Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Espaço-tempo, História Social, Instrumentos linguísticos

Resumo

O propósito deste estudo é analisar o espaço-tempo das escolas do Paraná/Brasil utilizadas como locais de doutrinação de uma sociedade cercada por ideais escravagistas que permeava as atitudes da comunidade relacionadas à Educação. As investigações da História Social também mostram que a elite do estado influenciou e impôs o que acreditava ser a norma exemplar a ser falada pela sociedade em construção na cidade de Morretes, Paraná. Metodologicamente, partiu-se da transcrição, da edição crítica e da análise de manuscritos do século 19 referentes à área da Educação. O objetivo foi verificar as condições espaço-temporais das instalações físicas reservadas à área da escolarização para entender por que o Paraná e o Brazil ainda não possuem uma educação que produza resultados efetivos. Um breve estudo das origens das ferramentas linguísticas como dicionários, enciclopédias, glossários e vocabulários revelaram as agruras enfrentadas nas rotas da Lexicografia e da Lexicologia da Língua Portuguesa. Este artigo também oferece reflexões e discussões acerca do trabalho didátido-pedagógico de desenvolvimento da escolarização no Brazil.

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Biografia do Autor

Elvira Barbosa Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ph, D. Elvira Barbosa da Silva atua na área de comunicação, especialmente, em Língua Inglesa no CALEM (Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas) na UTFPR-AP (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Apucarana). É consultora da UMKC-MO (University of Missouri - Kansas City) - USA no Brasil. Dedica-se às questões de Estudos Interculturais no Brasil e nos Estados Unidos.
Publicado
2017-12-29
Seção
Artigos