SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO E A CRÍTICA SOCIAL A PARTIR DO LETRAMENTO EM RELAÇÃO AO TEMA GLOBALIZAÇÃO
Palavras-chave:
Democracia, Aldeia global, Consumismo.
Resumo
O artigo tem como objetivo fazer uma descrição, reflexiva, sobre o letramento e sua capacidade em desenvolver sentidos para a educação e a crítica social em sujeitos da geração jovem. A metodologia está embasada na reflexão e na análise descritiva do tema globalização e a Sequência Didática foi aplicada em sala de aula com alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio. Para tanto, partiu-se da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), visando a necessidade do letramento e da crítica social na atual fase do período técnico-científico-informacional. Para dar a ênfase crítica ao tema, foram escolhidos um texto, um documentário e um curta-metragem, que fazem uma apreciação crítica à sociedade contemporânea. Pôde-se inferir que o texto, o documentário e o curta-metragem fazem uma profunda crítica ao consumismo e à ditadura da busca pela aparente felicidade capitalista e têm um papel importante a cumprir no apoio à democracia. Concluiu-se que, o letramento e o multiletramento oferecem as habilidades e as competências para que a sociedade global vislumbre um outro mundo possível, a partir da crítica social necessária para a globalização.Downloads
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