MARCAÇÕES ESPACIAIS COMO LEGADOS PATRIMONIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS DE MUSEALIZAÇÃO NA CIDADE DE SOBRAL – CEARÁ – BRASIL

  • Raimundo Freitas Aragão Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Marcos da Silva Rocha Universidade Federal do Ceará - UFC

Résumé

Apoiando-se em exemplos de operações de políticas públicas culturais, o artigo reflete sobre as estratégias de como e para que se inventam marcações culturais como legados patrimoniais. Mostra como intervenções urbanas em Sobral, amparando-se no discurso da erudição do simbolismo cultural da cidade e dos gestores municipais, contribuem no sentido de se territorializarem novas marcações como imagens das administrações e, ao mesmo tempo, apresentando-as como signos envoltos a valores universais e da cultura tradicional local. Neste artigo, são exploradas as seguintes intervenções culturais: o “Complexo Museu do Eclipse”, inaugurado em 1999, e o “Museu Madi”, inaugurado no ano de 2005. Todo o imaginário assentado no eruditismo cultural destas intervenções urbanas está ligado à imagem de seus gestores, homens brancos, letrados, considerados de cultura refinada e diversificada, enraizada na política local. Engenheiros e advogados, por exemplo, formam uma tradição na composição histórica de gestores públicos da cidade no período correspondente a este estudo.

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Bibliographies de l'auteur

Raimundo Freitas Aragão, Universidade Federal do Ceará - UFC.
Professor, doutor e pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
Marcos da Silva Rocha, Universidade Federal do Ceará - UFC
Professor, licenciado e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC
Publiée
2019-12-27
Rubrique
Artigos