ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: APONTAMENTOS SOBRE MOBILIDADE ESCOLAR NO AGLOMERADO URBANO DE MARINGÁ

  • Valkiria Trindade de Almeida Santos UEM

Resumo

Este estudo considera que o poder local é fortalecido pela dinâmica migratória e pelas Políticas Públicas Educacionais por parte do Governo Federal. Apresenta por objetivo investigar a relação dos municípios intermediários e periféricos com a cidade de Maringá, de porte médio, que possui uma centralidade associada à sua função educacional. Para tanto, aplicou-se 249 questionários com estudantes migrantes, coletou-se entrevistas com agentes da educação pública dos municípios do Arranjo Populacional de Maringá e com a população local, analisou-se as políticas educacionais e a sua relação com as instituições de ensino superior. Desse modo, observa-se que as políticas públicas educacionais contribuem para a transformação da vida dos indivíduos.  O que permite concluir que a mobilidade escolar implica no processo de produção do espaço urbano maringaense, pois ela é resultado, das relações sociais, econômicas e políticas que norteiam o Aglomerado Urbano de Maringá. 

Palavras-chave: Aglomerado Urbano de Maringá, Políticas Públicas Educacionais, Instituições de Ensino Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-14
Seção
Artigos