MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE PERCEPÇÃO DA PAISAGEM POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DAIRCE PEDROSA TORRES EM ALTAMIRA – PA

Resumo

No presente artigo analisa-se a interação perceptiva dos estudantes com a paisagem de Altamira-PA, por meio da aplicação de mapas mentais, uma vez que os mapas mentais possuem a capacidade de expressar percepções do mundo vivido. Os resultados obtidos foram interpretados pela metodologia proposta por Salete Kozel (2007) que é embasada em uma linguagem dialógica em que a reflexão dos signos revele uma construção social e cultural. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com estudantes de uma turma do 3° ano do Ensino Médio, no mês de fevereiro de 2017, utilizando-se 2 horas aula para obtenção dos desenhos. Selecionou-se oito mapas mentais para serem analisadas juntamente com alguns dados obtidos com questionário e que tornaram possível obter mais informações para análise das paisagens representadas. A utilização desta ferramenta se mostrou eficiente e proveitosa, verificou-se a possibilidade de se trabalhar com conhecimentos presentes nas memórias dos alunos, de modo que a execução dos mapas mentais pode demonstrar a perspectiva do educando em relação aos conceitos a serem desenvolvidos em sala de aula pelo educador.

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Biografia do Autor

Bianca Cristtina Ferreira Santos, UFPA

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

José Antônio Herrera, UFPA

Possui graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2003) e Doutorado (2012) em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Compõe o quadro de docentes da Graduação em Geografia no Campus Universitário de Altamira e está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO / IFCH do Campus Universitário da UFPA em Belém.

Publicado
2020-07-14
Seção
Artigos