ENSINO E PESQUISA EM LOGÍSTICA HUMANITÁRIA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Resumo
Ensinar em logística humanitária é de extrema importância para a sociedade, pois prepara pessoas para eventos inesperados. Este artigo tem como objetivo apresentar o contexto do ensino e pesquisa em Logística Humanitária no Brasil. O método utilizado foi qualitativo. A pesquisa é descritiva, exploratória e bibiográfica. Uma revisão de literatura foi preparada usando o banco de dados Scielo e o Google Scholar. Para identificar as instituições brasileiras e os grupos formais de pesquisa em Logística Humanitária, foi pesquisado no diretório de grupos de pesquisa do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq). Após a identificação das instituições, foram analisados os seguintes dados: ano de criação do grupo, número de pessoas envolvidas, áreas de pesquisa, ações de ensino relacionadas à Logística Humanitária, além de projetos de extensão. Por fim, verificou-se se havia nos grupos materiais didático-pedagógicos relacionados ao desenvolvimento da cultura de prevenção de desastres. Assim, todo o espaço universitário da Logística Humanitária Brasileira foi analisado, mostrando que ainda há necessidade de mais ações para melhorar o tripé universitário.