REFORÇO ESCOLAR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO NO PIBID
Resumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar um relato de experiência desenvolvido a partir dos resultados de ações do PIBID do curso de Biologia da Universidade Federal de Rondonópolis- UFR, caracterizado por reforço escolar online na disciplina de Ciência durante o período da Pandemia, por meio de abordagens qualitativa. Para a descrição e análise foram utilizadas as produções (apostilas e materiais didáticos), relatórios parciais de aulas remotas e grupos de reforço on-line para estudantes do 7º ano do ensino fundamental, bem como planos de aula e relatos de aulas semipresenciais. A Pandemia de COVID-19 que teve início em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan na China levou o fechamento de escolas em quase todos os países como medida de segurança sanitária. Essa ação levou os educadores a desenvolver novas metodologias de ensino para atender os alunos de forma não presencial. Dentre as formas de ensino utilizadas destacam-se o ensino remoto por meio de diferentes plataformas digitais e redes sociais com conexões à internet. Desta forma as instituições de educação básica e superior, tiveram que se adaptar a modalidade não presencial de ensino. A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) não fugiu à regra, utilizando desse mecanismo para o desenvolvimento de inúmeras ações pedagógicas, dentre elas as atividades do PIBID. A educação feita à distância exige dos profissionais adaptações da estrutura e do currículo com incorporação de recursos tecnológicos e de comunicação. Para tanto, uma ação de “reforço escolar on-line” foi a saída encontrada para suprir as demandas de aprendizagem dos conteúdos de ciências dos alunos do Ensino Fundamental durante esse período, principalmente aqueles com baixo rendimento escolar. Para o reforço foram utilizadas algumas estratégias de ensino remoto, dentre elas destacam-se jogos digitais e revista digital, além de estudos dirigidos e orientados e vídeos educativos. Os resultados obtidos com base nos relatórios demonstram que durante o período de ensino remoto, os alunos e professores tiveram muitas dificuldades de adaptação, registrando ausência e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, o reforço escolar, mesmo com pouca participação dos alunos, pôde contribuir significativamente para elevar o processo de ensino e aprendizagem na área das Ciências Naturais, melhorando o rendimento dos estudantes e contribuindo para o trabalho dos docentes. Além disso, percebeu-se que o reforço escolar elevou a autoestima dos estudantes, tornando-os mais autônomos, participativos e motivados. Da mesma maneira, a atividade descrita possibilitou aos bolsistas do PIBID a compreensão da importância desse momento para a formação do futuro profissional da educação, bem como possibilitou-os a refletir sobre as práticas pedagógicas diferenciadas em tempos de aulas remotas.