REFORÇO ESCOLAR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO NO PIBID

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar um relato de experiência desenvolvido a partir dos resultados de ações do PIBID do curso de Biologia da Universidade Federal de Rondonópolis- UFR, caracterizado por reforço escolar online na disciplina de Ciência durante o período da Pandemia, por meio de abordagens qualitativa. Para a descrição e análise foram utilizadas as produções (apostilas e materiais didáticos), relatórios parciais de aulas remotas e grupos de reforço on-line para estudantes do 7º ano do ensino fundamental, bem como planos de aula e relatos de aulas semipresenciais. A Pandemia de COVID-19 que teve início em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan na China levou o fechamento de escolas em quase todos os países como medida de segurança sanitária. Essa ação levou os educadores a desenvolver novas metodologias de ensino para atender os alunos de forma não presencial. Dentre as formas de ensino utilizadas destacam-se o ensino remoto por meio de diferentes plataformas digitais e redes sociais com conexões à internet. Desta forma as instituições de educação básica e superior, tiveram que se adaptar a modalidade não presencial de ensino. A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) não fugiu à regra, utilizando desse mecanismo para o desenvolvimento de inúmeras ações pedagógicas, dentre elas as atividades do PIBID. A educação feita à distância exige dos profissionais adaptações da estrutura e do currículo com incorporação de recursos tecnológicos e de comunicação. Para tanto, uma ação de “reforço escolar on-line” foi a saída encontrada para suprir as demandas de aprendizagem dos conteúdos de ciências dos alunos do Ensino Fundamental durante esse período, principalmente aqueles com baixo rendimento escolar. Para o reforço foram utilizadas algumas estratégias de ensino remoto, dentre elas destacam-se jogos digitais e revista digital, além de estudos dirigidos e orientados e vídeos educativos. Os resultados obtidos com base nos relatórios demonstram que durante o período de ensino remoto, os alunos e professores tiveram muitas dificuldades de adaptação, registrando ausência e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, o reforço escolar, mesmo com pouca participação dos alunos, pôde contribuir significativamente para elevar o processo de ensino e aprendizagem na área das Ciências Naturais, melhorando o rendimento dos estudantes e contribuindo para o trabalho dos docentes. Além disso, percebeu-se que o reforço escolar elevou a autoestima dos estudantes, tornando-os mais autônomos, participativos e motivados. Da mesma maneira, a atividade descrita possibilitou aos bolsistas do PIBID a compreensão da importância desse momento para a formação do futuro profissional da educação, bem como possibilitou-os a refletir sobre as práticas pedagógicas diferenciadas em tempos de aulas remotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliani Dombroski, Universidade Federal de Rondonópolis

Licenciada em Informática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI e graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondonópolis - UFR, Brasil (dombroski.lia@gmail.com)

Regisnei Aparecido de Oliveira Silva, Universidade Federal de Rondonópolis

Doutorando em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Mato Grosso. Professor de Estágio e Prática de Ensino do Curso de Biologia da Universidade Federal de Rondonópolis. (regisneioliveira@gmail.com)

Adalgiza Soares de Oliveira Costa, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduanda em Ciências biológicas pela Universidade Federal de Rondonópolis - UFR, Brasil (adalgiza@aluno.ufr.edu.br) 

Maria Auxiliadora Ferreira Lima, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduanda em Ciências biológicas pela Universidade Federal de Rondonópolis - UFR, Brasil (maria.lima@aluno.ufr.edu.br)

Publicado
2023-07-21
Seção
Artigos