O USO DE ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PARCERIA POSSÍVEL

  • Antonio Carlos Monteiro de Miranda Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Beatriz Ruffo Lopes Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a vivência de atividades diversificadas fora do espaço escolar (espaços públicos e privados) em uma turma de quinto ano do ensino fundamental de uma escola integral no município de Nova Esperança- PR pode contribuir para a formação dos estudantes. A coleta de dados foi realizada com 22 alunos entre 10 e 14 anos de idade de ambos os gêneros. As práticas escolhidas para a pesquisa foram: natação, atletismo, dança, musculação, caminhada/trilha e lutas, conteúdos esses baseados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e CREP (Currículo da Rede Estadual Paranaense), a partir de doze momentos de intervenção seguindo o modelo de duas aulas de cada modalidade. Os dados foram registrados por meio de diários   de campo durante todos os encontros. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados verificamos que as intervenções que aconteceram fora dos muros da escola foram demarcadas por aspectos que enriqueceram o processo formativos dos alunos, tais como: entusiasmo com os espaços ‘diferentes’ do ambiente escolar, pelo desafios e superação de experiências corporais, bem como pela demonstração de interesse engajamento do aluno com diversas práticas corporais não tradicionais no contexto da educação física escolar.

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Publicado
2023-07-21
Seção
Artigos