ALCOOLISMO COMO PROPAGANDA NA GUERRA FRIA
A ÓPTICA SOVIÉTICA NO CINEMA DO STALINISMO TARDIO
Resumo
Durante o stalinismo tardio (1945-53) uma série de filmes com temática anti-anglo-americana foi rodada na URSS como meio de se combater a guerra cultural na nascente Guerra Fria e se contrapor ao discurso antissoviético dos ex-aliados. O mote do alcoolismo foi importante para ambos os lados, tendo os soviéticos conseguido inverter a lógica hollywoodiana, copiando e redirecionando a propaganda antissoviética baseada em antigas imagens russofóbicas contra os inimigos capitalistas, representados como embriagados decadentes, de maneira caricata e aberta quando membros das classes baixas, e mascaradas pela arrogância, riqueza e desfaçatez entre as elites. Foram selecionados 22 filmes soviéticos produzidos no período do stalinismo tardio em que aparecem mensagens anti-anglo-americanas. A sócio-história cinematográfica de Marc Ferro permite apreender essa interação dos cinemas das potências rivais e sua utilização política e ideológica. Também procurou-se compreender e metrificar o fenômeno do alcoolismo na URSS, suas questões políticas e sociais, e compará-lo com outros lugares do mundo.