MERCADO CONSUMIDOR DE CAFÉS ESPECIAIS NO BRASIL: O CASO DOS DOCENTES DE UNIVERSIDADES E FACULDADES PÚBLICAS E PRIVADAS

  • Carlos Cassemiro Casaril Universidade Estadual do Paraná – Unespar
  • Fernando dos Santos Sampaio Professor associado da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a parcela da população que forma o mercado consumidor do setor de cafés especiais e das cafeterias da terceira onda do café, com destaque para o mercado consumidor, formado a partir de estudo de caso dos docentes de universidades e faculdades públicas e privadas. O setor de cafés especiais ganhou impulso nas últimas décadas, devido às mudanças socioespaciais de estratos de renda e de hábitos. No Brasil, a Terceira Onda do café ganhou força a partir de 2011, o que pode contribuir significativamente para a melhoria dos cafés consumidos no país. Como resultados, verificou-se que, a maioria dos docentes possuem um entendimento razoável sobre cafés especiais. Esses, docentes podem ser considerados uma fatia do mercado consumidor de cafés especiais e, portanto, são alvos dos produtores de cafés e dos proprietários de cafeterias em ações de marketing que visam ampliar suas comercializações; a tecnologia voltada ao preparo de cafés está cada vez mais presente nas residências dos docentes e, ainda existe muito espaço para comercialização destes produtos.

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Biografia do Autor

Fernando dos Santos Sampaio, Professor associado da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor associado da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão - PR

Publicado
2023-12-19
Seção
Artigos