PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS INSTIGADAS NOS SUJEITOS POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM IJUÍ/RS

Resumo

O patrimônio arquitetônico, localizado em centros urbanos, tem, muitas vezes, sua preservação como tarefa desafiadora em razão de diversos fatores. Para tanto, são fundamentais ações preservacionistas que criem um ambiente regulatório e cultural que valorize e proteja as estruturas arquitetônicas remanescentes, importantes para o desenvolvimento e o fomento da identidade das cidades. O objetivo deste artigo calca-se em refletir sobre a preservação do patrimônio arquitetônico a partir de experiências exitosas de educação patrimonial estabelecidas em Ijuí/RS. Metodologicamente, considerando os procedimentos, o estudo está estruturado em duas etapas: campo conceitual (revisão bibliográfica e pesquisa documental); e campo empírico (estudo de caso). Para a análise dos dados leva-se em consideração a análise de conteúdo categorial defendida por Bardin (1977), composta pelas seguintes categorias: 1ª) Consciência Histórica e Pensamento Crítico; 2ª) Identidade, Pertencimento e Senso de Responsabilidade; 3ª) Cidadania Ativa e Sensibilidade Ambiental; e 4ª) Respeito à Diversidade e Compreensão do Valor Cultural. Como resultados é possível perceber que a postura educativa deve estar presente em todos os setores, e com o patrimônio arquitetônico não é diferente. Instigar ações de educação patrimonial é criar conhecimento, valorização e enriquecimento do coletivo e individual; é deixar um legado da história para as gerações futuras; é promover a preservação a longo prazo, gerando um senso de pertencimento e continuidade de determinado lugar. Essa conscientização desempenha um papel fundamental na preservação da cultura, história e memória dos espaços, ao mesmo tempo em que promove nos sujeitos a educação, a consciência ambiental, a cidadania ativa e o sentimento de pertença pelo lugar.

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Biografia do Autor

Tarcisio Dorn de Oliveira, UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Desenvolveu Estágio Pós-Doutoral em Arquitetura e Urbanismo pela Atitus Educação (CESME). Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Avaliador Nacional de Cursos de Graduação INEP/MEC (Arquitetura e Urbanismo e Design). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor Adjunto do Magistério Superior nos Cursos de Graduação (Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharia Civil) da Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Patrícia Viana Pereira de Lima, UNIJUÍ

Bacharelanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista de Iniciação Cientítica IC/CNPq.

Ana Marina Cavalheiro Fiuza Kelm, UNIJUÍ

Bacharelanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista de Iniciação Cientítica PIBIC/UNIJUÍ.

Thaís Carpes Pereira, UNIJUÍ

Bacharelanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista de Iniciação Cientítica e Inovação PIBITI/UNIJUÍ.

Diane Meri Weiller Johann, UNIJUÍ

Mestra em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharela em Design pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Seção
Artigos