INVESTIGANDO EXPERIÊNCIA DE MÃES QUE CANTAM PARA SEUS BEBÊS: EM BUSCA DE SIGNIFICADOS
Resumo
Cantar para bebês tem sido parte da vida de mães desde os tempos antigos e em diferentes culturas. O estudo do cantar das mães para seus bebês tende a enfocar como e por que as canções são facilitadoras da comunicação mãe-bebê, identificando seus efeitos e benefícios para a mãe e para o bebê. No entanto, sabe-se pouco a respeito da experiência subjetiva das mães ao cantarem. Esta pesquisa fenomenológica pretende contribuir para esse corpo de conhecimento por meio de uma compreensão psicológica, em busca de significados, a partir da psicologia humanista. Foram realizados encontros dialógicos individuais com 13 mães primíparas, brasileiras e norte-americanas, com filhos de até 18 meses. Narrativas compreensivas baseadas nesses encontros foram redigidas e analisadas pela pesquisadora e uma narrativa síntese foi construída revelando os elementos estruturais da experiência de cantar das mães. Os elementos significativos que emergiram foram: um modo especial de se comunicarem com o filho, possibilitando a construção de um vínculo emocional, uma forma de melhor conhecer seu bebê, um modo de reconhecerem a si mesmas na condição de mães, uma maneira interessante de compartilhar valores pessoais e costumes familiares e um modo criativo de se expressarem. Todos estes significados possibilitam o desenvolvimento do potencial para crescimento pessoal das mães. Este artigo também pretende apresentar uma breve discussão dos resultados no contexto contemporâneo da ciência psicológica e sugere futuros caminhos de pesquisa.Downloads
Referências
Amatuzzi, M. M. (2010). Por uma psicologia humana. (3a Ed). Campinas, SP: Editora Alínea.
Baker, F. & Makinlay, E. (2006). Sing, soothe and sleep: A lullaby education programme for first-time mothers, British Journal of Music Education, 23(2), 147-160.
Bonnár, L. (2014). Life and lullabies: Exploring the basis of meaningfulness in parents’ lullaby singing. (Tese de doutorado não publicada). Norges Musikhogskole, Noruega.
XXXX (2017). A experiência de cantar para bebês: um estudo fenomenológico com mães (Tese de doutorado não publicada). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.
XXXX & XXXX (2015). Singing your troubles away: The experience of singing from a psychological standpoint—Contributions from a heuristic research. The Humanistic Psychologist, 43(4), 395-408. doi: 10.1080/08873267.2015.1047934
Carolan, M., Barry, M., Gamble, M., Turner, K., & Mascareñas, O. (2012). Experiences of pregnant women attending a lullaby programme in Limerick, Ireland: A quallitative study. Midwifery, 28(3), 321-328.
Conrad, N. J., Walsh, J., Allen, J. M. & Tsang, C. D. (2011). Examining infants' preferences for tempo in lullabies and playsongs. Canadian Journal of Experimental Psychology, 65(3), 168-172. doi: 10.1037/a0023296
Creighton, A. (2011). Mother-infant musical interaction and emotional communication: A literature review. The Autralian Journal of Music Therapy, 22, 37-58.
Creighton, A., Atherton, M. & Kitamura, C. (2013). Singing play songs and lullabies: Investigating the subjective contributions to maternal attachment constructs. Australian Journal of Music Therapy, 24, 17-44.
Csibra, G. (2010). Recognizing communicative intentions in infancy. Mind & Language, 25(2), 141-168.
Davidson, L. (2003). Living outside mental illness: Qualitative studies of recovery in schizophrenia. New York: New York University Press.
de l'Etoile, S. K. (2012). Responses to infant-directed singing in infants of mothers with depressive symptoms. The Arts in Psychotherapy, 39, 353-366.
Hanley, V. J. (2010). The power of song. Community Practitioner, 83(5), 38-39.
Husserl, E. (1954/1970). The crisis of european sciences and transcendental phenomenology: An introduction to phenomenological philosophy. Evanston, IL: Northwestern University Press.
Ilari, B., Chen-Hafteck, L. & Crawford, L. (2013). Singing and cultural understanding: A music education perspective. International Journal of Music Education, 31(2), 202-216. doi: 10.1177/0255761413487281
Kirschenbaum, H. & Henderson, V. L. (Ed.). (1989). Carl Rogers: Dialogues. Boston, MA: Houghton Mifflin.
Levitin, D. J. (2009). The world in six songs. New York, NY: Plume printing.
May, R. (1975). A coragem de criar. (11a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Edição Nova Fronteira.
Moustakas, C. (1977). Creative life. New York, NY: Ban Nostrand Reinhold Company.
Moustakas, C. (1995). Being-in, being-for, being-with. Maryland: Rowman & Littlefield.
O'Gorman, S. (2006). Theoretical interfaces in the acute paediatric context: A psychotherapeutic understanding of the application of infant-directed singing. American Journal of Psychotherapy. 69(3), 271-283.
Oliveira, A. E. G. & XXXX (2016). Cuidar em oncologia: uma experiência para além do sofrimento. Memorandum, 31, 237-258.
Rogers, C. R. (1980). A way of being, Boston, MA: Houghton Mifflin Company.
Searle, S. L. (2010). Natural caregiving practices and mothers’ decisions. (Dissertação de mestrado não publicada). Utah University, Utah.
Stahlschmidt, A. P. M. (2015). Music in the Early Stages of Life: Considerations from Working with Groups of Mothers and Babies. International Scholarly and Scientific Research and Innovation, Paris, 9(1), 1780-1786. scholar.waset.org/1999.10/10000150
Trehub, S. E., Plantinga, J. & Russo, F. A. (2016). Maternal vocal interactions with infants: reciprocal visual influences. Review of Social Development, 25(3). doi 10. 1111/sode.12164
Vlismas, W., Malloch, S. & Burnham, D. (2013). The effects of music and movement on mother-infant interactions. Early Child Development and Care, 183(11), 1669-1688.
Woodhouse, S. S. (2010). Dyadic interaction as precursors to attachment security: Implications for intervention and research. Attachment & Human Development, 12(1-2), 151-157. doi: 10.1080/14616730903381514
Yalom, I. D. & Leszcz. M. (2005). The theory and practice of group psychotherapy (5a ed.). New York, NY: Basic Books.
Zelkowitz, P. & Papageorgiou, A. (2012). Easing maternal anxiety: An update. Women’s Health, 8(2), 205-213. doi: 10.1080/14616730903381514
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.