“ESTUDAR TAMBÉM SE APRENDE”: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO

  • Jéssica Elise Echs Lucena UniCesumar
  • Taiane do Nascimento Andrade-Boccato Universidade Estadual de Maringá
  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá

Résumé

O presente trabalho traz um relato de caso referente ao projeto “Estudar Também se Aprende”, desenvolvido como atividade de estágio supervisionado em educação por alunos do quinto ano de psicologia no ano de 2013. O projeto vem sendo executado desde 2008 em uma escola da rede estadual de ensino e é embasado nos pressupostos teóricos e práticos da psicologia histórico-cultural. Nessa perspectiva, entende-se que a educação é determinante para o desenvolvimento humano, pois não apenas o influencia como é responsável por orientá-lo, reestruturando as funções elementares em direção às funções psicológicas superiores. O projeto teve por objetivo ensinar aos alunos técnicas de estudo que permitissem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, movimentando o processo de formação de conceitos, e também produzindo melhora no desempenho escolar. Entende-se pela perspectiva teórica que o papel do educador é de organizador do meio social, ou seja, aquele que emprega os recursos mediadores concretos e simbólicos de modo a proporcionar a apropriação de conhecimentos pelos alunos. Para tanto, a proposta foi incentivar o hábito de estudar dos alunos, com estratégias sistematizadas para apropriação do conteúdo escolar. Durante a execução do trabalho percebeu-se que havia distanciamento dos alunos em relação ao significado socialmente atribuído à atividade do estudo. A partir da metodologia utilizada no projeto foi possível observar mudança na atribuição de sentido desta atividade. Assim, os resultados indicaram que os alunos que antes frequentavam a escola por obrigação, perceberam a necessidade de estudar de modo sistematizado como meio para desenvolver funções psicológicas.

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Bibliographies de l'auteur

Jéssica Elise Echs Lucena, UniCesumar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é Professor de Psicologia - Unicesumar e atende em Clínica de Psicologia a partir da abordagem da Psicologia Histórico Cultural. Dirige seus estudos e pesquisas para o Desenvolvimento Infantil, Dificuldades de Aprendizagem e Desenvolvimento da Atenção

 
Taiane do Nascimento Andrade-Boccato, Universidade Estadual de Maringá
Psicóloga Escolar. Mestre em Processos Educativos e Desenvolvimento Humano pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.
Especialista em Psicologia Humanista pelo Instituto Brasileiro de Formação.
Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá
Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR e doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. É professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR. Participa dos Diretórios de Pesquisa/CNPq intitulados: Estudos Marxistas em Educação, Psicologia Histórico-Cultural e Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em educação Infantil. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural .É membro do corpo docente do Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e orienta trabalhos ligados aos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, Neuropsicologia luriana e problemas de escolarização na abordagem da Escola de Vigotski.Coordenadora do LAPSIHC (Laboratório de Psicologia Histórico Cultural) da Universidade Estadual de Maringá.

Références

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Publiée
2018-04-29
Comment citer
Lucena, J. E. E., Andrade-Boccato, T. do N., & Tuleski, S. C. (2018). “ESTUDAR TAMBÉM SE APRENDE”: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO. Psicologia Em Estudo, 23, 129-136. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.36665
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