“Paz de Cristo, no reino de Cristo”: ideal teológico-político da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a proposta teológico-política encabeçada pelos membros do movimento católico denominado Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), entidade civil fundada em 1960 por um grupo de leigos bastante identificados com o tradicionalismo católico. Com base nas premissas do integrismo, os tefepistas defendem a reedificação de uma nova ordem cristã – a “paz de Cristo, no reino de Cristo” – como única solução aceitável e definitiva para a resolução dos problemas do país. Essa proposta orienta a atuação cultural e política dos membros da entidade frente à sociedade brasileira e reveste-se de uma dupla natureza, temporal e sobrenatural, ou seja, além de um projeto sociopolítico, tal restauração é considerada pelos tefepistas como uma questão vital de “verdade” e de “salvação”.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.