As Narrativas Oníricas do Vale do Amanhecer: Trajetória, estrutura e organização social
Resumo
Este trabalho debruça-se sobre o Vale do Amanhecer – religião surgida no final dos anos 60 em Planaltina, cidade satélite de Brasília – mais especificamente sobre aspectos: a) trajetória histórica do movimento, desde a sua origem até os desdobramentos posteriores, dando uma especial atenção a análise biográfica da fundadora do movimento, conhecida entre os iniciados como Tia Neiva; b) a estrutura e organização social, o que inclui: hierarquia religiosa, rituais de iniciação, tipologia dos médiuns, relação estabelecida com o espaço sagrado. Além de descrever o Vale buscaremos examiná-lo nos utilizando, principalmente, do substrato teórico de Bourdieu, em especial no que tange à análise da trajetória biográfica de Tia Neiva.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.