O problema da natureza humana em Jacques Maritain
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir o problema da natureza humana em Jacques Maritain, destacando sua crítica ao humanismo antropocêntrico e a concepção do humanismo integral. Apoia-se na obra Humanismo Integral e nos debates da História Intelectual para problematizar a origem de seus escritos (contexto de produção) e a acepção de humanismo teocêntrico (História da Filosofia) proposta por esse filósofo tomista. Esta discussão permite-nos afirmar que o humanismo antropocêntrico é acusado por Maritain de conformar, nos tempos modernos, a própria tragédia do homem, da cultura e de Deus, assim como sustentar que o humanismo integral foi postulado como filosofia reintegradora da unidade ocidental, cindida pela filosofia naturalista (Renascimento/Reforma/Iluminismo/Comunismo).Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.