Origens do tradicionalismo católico: um ensaio de interpretação

  • Ivan Aparecido Manoel Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, do campus de Franca-SP (UNESP Franca)
Palavras-chave: Tradicionalismo católico, cristianismo, filosofia cristã

Resumo

O artigo analisa os elementos que conformaram o tradicionalismo católico. Discutem-se vários aspectos históricos da tradição e do conservadorismo no catolicismo romano; a sua origem sob a perspectiva da cultura religiosa dos povos da mesopotâmia, da cultura clássica greco-romana; da formação dos dogmas e das doutrinas na sociedade medieval, moderna e contemporânea. O tempo histórico do catolicismo disposto na tradição e no conservadorismo, diante da temporalidade ocidental secularizada redefinida em cada período histórico, emerge como problema da orientação da sociedade. Conclui-se a partir das possibilidades de uma reflexão acerca da Filosofia da História defendida pelo catolicismo frente ao discurso político contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Aparecido Manoel, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, do campus de Franca-SP (UNESP Franca)
Livre-docente em Filosofia da História e doutor em História Social. É professor do Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, do campus de Franca-SP (UNESP Franca).
Como Citar
Manoel, I. A. (1). Origens do tradicionalismo católico: um ensaio de interpretação. Revista Brasileira De História Das Religiões, 6(16), 07-33. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v6i16.23504