Origens do tradicionalismo católico: um ensaio de interpretação
Resumo
O artigo analisa os elementos que conformaram o tradicionalismo católico. Discutem-se vários aspectos históricos da tradição e do conservadorismo no catolicismo romano; a sua origem sob a perspectiva da cultura religiosa dos povos da mesopotâmia, da cultura clássica greco-romana; da formação dos dogmas e das doutrinas na sociedade medieval, moderna e contemporânea. O tempo histórico do catolicismo disposto na tradição e no conservadorismo, diante da temporalidade ocidental secularizada redefinida em cada período histórico, emerge como problema da orientação da sociedade. Conclui-se a partir das possibilidades de uma reflexão acerca da Filosofia da História defendida pelo catolicismo frente ao discurso político contemporâneo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.