Ludus de Antichristo e o drama da escatologia imperial no século XII

  • Vinicius Cesar Dreger de Araújo Centro Universitário Anhanguera
Palavras-chave: Teatro medieval Escatologia imperial, Sacro Império Romano, Último Imperador, Anticristo

Resumo

Buscamos neste texto analisar as imbricações entre o texto teatral germânico do século XII, o Ludus de Antichristo, e o seu contexto político-cultural, particularmente em relação às personagens do Anticristo e do Último Imperador Romano, seus protagonistas, com a Escatologia Imperial encontrada no período. Nosso artigo contém um detalhado resumo da peça, estudos relacionados às tradições e documentos que levaram à sua concepção e seu enquadramento nos debates políticos e religiosos do século XII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Cesar Dreger de Araújo, Centro Universitário Anhanguera
Doutor e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em temas relativos à Germânia Imperial Medieval. Atua como professor na Pós-graduação do Centro Universitário Anhanguera em Santo André e Osasco (SP). Também é editor do blog Gentes ultra Renum – Medieval Imperial German Studies ~ Estudos sobre a Germânia Imperial Medieval (http://migstudies.wordpress.com).
Como Citar
Araújo, V. C. D. de. (1). Ludus de Antichristo e o drama da escatologia imperial no século XII. Revista Brasileira De História Das Religiões, 6(17), 05-27. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v6i17.23544
Seção
ARTIGOS LIVRES