O Ensino Religioso no século XXI: religiosidade, laicidade e diversidade cultural

  • Maurício de Aquino Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Palavras-chave: Educação, Ensino Religioso, Laicidade, Diversidade Cultural, Paraná

Resumo

O artigo retoma a história da disciplina de Ensino Religioso no currículo escolar brasileiro republicano e problematiza sua situação na sociedade contemporânea relacionando religiosidade, laicidade e diversidade cultural no conjunto das políticas públicas de educação. Considera a laicidade brasileira como sendo uma laicidade pragmática na qual o Estado mantém ambíguo relacionamento com as confissões religiosas o que repercute também no caso das contradições inerentes ao modelo da disciplina de Ensino Religioso na legislação vigente. O artigo encerra-se com discussão sobre a pertinência de estudos sobre religião na escola do século XXI desde as reflexões, sobretudo, de Jürgen Habermas e Régis Debray, considerando as ações desenvolvidas no estado do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício de Aquino, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis).
Como Citar
de Aquino, M. (1). O Ensino Religioso no século XXI: religiosidade, laicidade e diversidade cultural. Revista Brasileira De História Das Religiões, 6(17), 117-132. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v6i17.23549
Seção
ARTIGOS LIVRES