O Ensino Religioso no século XXI: religiosidade, laicidade e diversidade cultural
Resumo
O artigo retoma a história da disciplina de Ensino Religioso no currículo escolar brasileiro republicano e problematiza sua situação na sociedade contemporânea relacionando religiosidade, laicidade e diversidade cultural no conjunto das políticas públicas de educação. Considera a laicidade brasileira como sendo uma laicidade pragmática na qual o Estado mantém ambíguo relacionamento com as confissões religiosas o que repercute também no caso das contradições inerentes ao modelo da disciplina de Ensino Religioso na legislação vigente. O artigo encerra-se com discussão sobre a pertinência de estudos sobre religião na escola do século XXI desde as reflexões, sobretudo, de Jürgen Habermas e Régis Debray, considerando as ações desenvolvidas no estado do Paraná.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.