Devoção por correspondência: o culto a Santa Rita de Cássia (Lunardelli, PR)

  • Solange Ramos de Andrade Universidade Estadual de Maringá
  • Gustavo Vargas Laprovitera Boechat Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Religiosidade católica, Santa Rita de Cássia, Santuário

Resumo

Neste artigo abordamos uma manifestação da religiosidade católica por meio da devoção a Santa Rita de Cássia em seu santuário, localizado na cidade de Lunardelli, Estado do Paraná. Analisamos como seus devotos constroem a imagem milagrosa a partir dos pedidos para sua intercessão e dos depoimentos pelas graças recebidas. As categorias utilizadas para tal análise são as de representação coletiva (CHARTIER, 2002) e religiosidade católica (ANDRADE, 2008) e a documentação utilizada é a seção Cantinho dos Romeiros, publicada no Boletim Informativo Santa Rita (1998 a 2005) e no Jornal Santa Rita (2009 a 2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Ramos de Andrade, Universidade Estadual de Maringá
Doutorado em História e Professora do Programa de Pós Graduação em História e do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.
Gustavo Vargas Laprovitera Boechat, Universidade Estadual de Maringá
Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá
Como Citar
Andrade, S. R. de, & Boechat, G. V. L. (1). Devoção por correspondência: o culto a Santa Rita de Cássia (Lunardelli, PR). Revista Brasileira De História Das Religiões, 6(17), 171-187. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v6i17.23550
Seção
ARTIGOS LIVRES