A Assembleia de Deus e sua inserção no mercado religioso da década de 1990

  • Jérri Roberto Marin Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Assembleia de Deus, Mercado Religioso, Imprensa

Resumo

O artigo analisa a Assembleia de Deus e a disputa pelo mercado religioso na década de 1990, sobretudo as mensagens veiculadas pela imprensa sobre as outras religiões. Nesse período, houve investimentos variados para defender seus interesses e o seu crescimento numa conjuntura marcada por inúmeras transformações na sociedade brasileira. Na busca do controle e da expansão, diante de um mercado religioso diversificado e competitivo, as lideranças adotaram discursos de poder e demonização contra os competidores religiosos e que asseguravam a salvação apenas aos assembleianos, assim como a posse da verdadeira interpretação. As demais religiões seriam defensoras de falsos ensinos e preceitos antibíblicos. Nessa ofensiva, homogeneizavam os discursos doutrinários da Igreja, deslegitimavam outras crenças, dificultavam seu estabelecimento, competiam onde essas já estavam estabelecidas e estimulavam a militância dos fiéis. Converter, salvar os que não estão salvos, incrementar a fé e as vivências religiosas tinha conotação de conquista e cruzada.

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Biografia do Autor

Jérri Roberto Marin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor do Curso de História, Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Doutor em História, área de concentração Instituições e Sociedade, pela UNESP/Assis; Participa do Programa de Pós-Graduação em História da UFGD.
Como Citar
Marin, J. R. (1). A Assembleia de Deus e sua inserção no mercado religioso da década de 1990. Revista Brasileira De História Das Religiões, 6(17), 189-214. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v6i17.23551
Seção
ARTIGOS LIVRES