Cortejos fúnebres e velórios: os ritos fúnebres católicos na cidade de Florianópolis (SC) na contemporaneidade

  • Julia Massucheti Tomasi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Ritos fúnebres, Florianópolis, Catolicismo, Contemporaneidade

Resumo

Através deste artigo, intitulado “Cortejos fúnebres e velórios: os ritos fúnebres católicos na cidade de Florianópolis (SC) na contemporaneidade”, procura-se destacar os diversificados rituais católicos de morte na cidade de Florianópolis (SC), no decorrer do século XX, por meio de algumas fontes, como imagéticas, escritas e orais. Dentre tais fontes, são elencados os jornais de circulação local do século XX, sobretudo os vinculados à Igreja Católica, documentos presentes em arquivos pessoais de moradores de Florianópolis, como fotografias de rituais de morte, além de entrevistas com tais moradores. Pretende-se, assim, analisar as diferentes formas de celebrações católicas de morte transmitidas entre os florianopolitanos de geração a geração, como os cortejos fúnebres, os enterros, as missas realizadas em intenção ao morto e o dia de finados, no transcorrer do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Massucheti Tomasi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
É graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e mestre em História pela mesma instituição (2013). Atualmente é doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de história, com ênfase em estudos sobre morte, atuando principalmente nos seguintes temas: ritos funerários, luto, cemitérios e morte.
Como Citar
Tomasi, J. M. (1). Cortejos fúnebres e velórios: os ritos fúnebres católicos na cidade de Florianópolis (SC) na contemporaneidade. Revista Brasileira De História Das Religiões, 6(17), 215-230. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v6i17.23552
Seção
ARTIGOS LIVRES