Reflexões sobre o conceito de hábito em Tomás De Aquino (século XIII)

  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Lais Boveto Universidade Estadual de Maringá
  • Mariana Vieira Sarache Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Tomás de Aquino, Hábito, Civilização

Resumo

O propósito deste texto é examinar a concepção de hábito em Tomás de Aquino e compreender como sua formulação – assim como tantos outros temas desenvolvidos pelo teólogo em sua Suma – está vinculada ao projeto educacional da universidade parisiense do século XIII. Para tanto, optou-se por conduzir a análise seguindo os princípios teóricos da História Social, segundo os quais o homem constitui-se e é constituído pelos acontecimentos históricos do seu tempo. Dessa maneira, uma das formas de apreender a história e perceber o desenvolvimento da civilização está relacionada às mudanças efetivas da maneira de agir dos homens. Analisar a história a partir dessa perspectiva possibilita notar que, por um lado, alguns hábitos se modificam e caracterizam as transformações sociais, mas, por outro, há hábitos que permanecem e são alicerces para essas mesmas transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá
Doutora em História (UNESP). Pós-doutorado em História e Filosofia da Educação (USP). Professora associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade (GTSEAM).
Lais Boveto, Universidade Estadual de Maringá
Mestre em História e Historiografia da Educação (UEM). Professora Assistente do Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá (CRG-UEM). Doutoranda na área de História e Historiografia da Educação (UEM). Integrante do GTSEAM.
Mariana Vieira Sarache, Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Pedagogia (UEM). Mestranda na área de História e Historiografia da Educação (UEM). Integrante do GTSEAM.
Como Citar
Oliveira, T., Boveto, L., & Sarache, M. V. (1). Reflexões sobre o conceito de hábito em Tomás De Aquino (século XIII). Revista Brasileira De História Das Religiões, 6(17), 231-241. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v6i17.23553
Seção
ARTIGOS LIVRES