Reflexões sobre o conceito de hábito em Tomás De Aquino (século XIII)
Resumo
O propósito deste texto é examinar a concepção de hábito em Tomás de Aquino e compreender como sua formulação – assim como tantos outros temas desenvolvidos pelo teólogo em sua Suma – está vinculada ao projeto educacional da universidade parisiense do século XIII. Para tanto, optou-se por conduzir a análise seguindo os princípios teóricos da História Social, segundo os quais o homem constitui-se e é constituído pelos acontecimentos históricos do seu tempo. Dessa maneira, uma das formas de apreender a história e perceber o desenvolvimento da civilização está relacionada às mudanças efetivas da maneira de agir dos homens. Analisar a história a partir dessa perspectiva possibilita notar que, por um lado, alguns hábitos se modificam e caracterizam as transformações sociais, mas, por outro, há hábitos que permanecem e são alicerces para essas mesmas transformações.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.