História, memória e comemoração: os 900 anos da Ordem de Malta
Resumo
Em 2013 comemoraram-se os 900 anos da Ordem de Malta, reconhecida oficialmente no ano 1113, pela Bula Pie Postulatio Voluntatis, expedida pelo Papa Pascoal II, que reconheceu e colocou a Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, como também era chamada, sob a proteção da Sé Apostólica. A comemoração dos 900 anos de serviços caritativos da Ordem de Malta promove novas discussões sobre o legado do Movimento de Cruzada, que neste contexto se coloca de forma positiva. Discutiremos neste artigo a questão da memória e da comemoração, enfatizando a relação existente entre a memória e a história.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.