Catolicismo popular e poder simbólico: Narrativas e representações sobre Frei Francisco de Monte São Vítor em Boa Vista–GO (1841-1859)

  • Euclides Antunes Medeiros Universidade Federal do Tocantins
  • Olivia Miranda Cormineiro Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Poder Simbólico, Catolicismo Popular, Frei Francisco

Resumo

RESUMO: O objetivo desse artigo é problematizar, dentro das relações sociais de poder, as práticas simbólicas que orientavam a religiosidade vinculada às legitimações de poder na cidade de Boa Vista, extremo norte de Goiás, entre as décadas de 1840 e 1860. O simbolismo religioso, expresso em rituais de fé e de submissão, permeado por um catolicismo popular, articula-se às demandas de dominação política e econômica, típicas das práticas de mandonismo e de coronelismo brasileiro. Tal simbolismo, ainda, constrói uma economia de trocas simbólicas das quais surgem sofisticadas estratégias de dominação, resistência e negociação entre religiosos, coronéis e sertanejos. A realidade em Boa Vista entre as décadas de 1840 e 1860 foi um jogo em que política e religiosidade constituíram campos de poder nos quis as fronteiras do sagrado e do profano constituíam a arena privilegiada de atuação de Frei Francisco de Monte São Vitor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euclides Antunes Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia e Prof. Adjunto do Colegiado dos Cursos de História da Universidade Federal do Tocantins/Araguaína. Membro do PPGEHIST/UFT. Também é Líder do Grupo de Pesquisa História Regional: memórias e territorialidades. E-mail: euclides.antunes@uol.com.br.

Olivia Miranda Cormineiro, Universidade Federal do Tocantins
Doutoranda  pela Universidade Federal de Uberlândia e Profa. Assistente do Colegiado dos Cursos de História da Universidade Federal do Tocantins/Araguaína. Também é membro do Grupo de Pesquisa História Regional: memórias e territorialidades. E-mail: oliviacormineiro@uft.edu.br.
Publicado
2014-05-25
Como Citar
Medeiros, E. A., & Cormineiro, O. M. (2014). Catolicismo popular e poder simbólico: Narrativas e representações sobre Frei Francisco de Monte São Vítor em Boa Vista–GO (1841-1859). Revista Brasileira De História Das Religiões, 7(19), 133-166. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v7i19.23708
Seção
ARTIGOS LIVRES