Configurações corporais e afetivas em rituais carismático-católicos: cura, salvação e memória.

  • Emerson José Sena Silveira Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Catolicismo carismático, rituais de cura, memórias, tecnologias do eu

Resumo

A partir do estudo de um ritual católico denominado cura interior, vivenciado entre católicos carismáticos de uma cidade do estado de Minas Gerais, ressalta-se a importância da articulação entre corpo, emoção e memória. No ritual da cura interior, ocorre a produção de uma tecnologia de constituição do sujeito em que a transferência e expansão semântica de termos e procedimentos da psicologia junguiana (e outras), da medicina e da tradição católica instituem um “fluxo intersubjetivo”, transversal e simétrico, de um fazer-saber simultaneamente terapêutico e religioso. A cura interior praticada pelos “especialistas da cura” torna-se um campo no qual tendências contraditórias dialogam entre si. Um diálogo que tem como palco a trajetória, a memória e as emoções dos praticantes, apontando para novas formas de articulação entre as pequenas narrativas biográficas (pontuais) e as grandes narrativas da religiosidade católica (difusas e míticas). Observações etnográficas e conceituações antropológicas permitirão compreender como a tradição é arranjada em contextos individualizantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson José Sena Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutor em Ciência da Religião, antropólogo, pós-doutorado em antropologia, professor do Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando no programa de pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF.
Publicado
2014-05-25
Como Citar
Silveira, E. J. S. (2014). Configurações corporais e afetivas em rituais carismático-católicos: cura, salvação e memória. Revista Brasileira De História Das Religiões, 7(19), 199-221. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v7i19.23783
Seção
ARTIGOS LIVRES