Configurações corporais e afetivas em rituais carismático-católicos: cura, salvação e memória.
Resumo
A partir do estudo de um ritual católico denominado cura interior, vivenciado entre católicos carismáticos de uma cidade do estado de Minas Gerais, ressalta-se a importância da articulação entre corpo, emoção e memória. No ritual da cura interior, ocorre a produção de uma tecnologia de constituição do sujeito em que a transferência e expansão semântica de termos e procedimentos da psicologia junguiana (e outras), da medicina e da tradição católica instituem um “fluxo intersubjetivo”, transversal e simétrico, de um fazer-saber simultaneamente terapêutico e religioso. A cura interior praticada pelos “especialistas da cura” torna-se um campo no qual tendências contraditórias dialogam entre si. Um diálogo que tem como palco a trajetória, a memória e as emoções dos praticantes, apontando para novas formas de articulação entre as pequenas narrativas biográficas (pontuais) e as grandes narrativas da religiosidade católica (difusas e míticas). Observações etnográficas e conceituações antropológicas permitirão compreender como a tradição é arranjada em contextos individualizantes.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.