Capelas Missioneiras e a abrangência da estatuária religiosa na Província do Paraguai nos séculos XVII e XVIII

  • Jacqueline Ahlert Universidade de Passo Fundo (UPF)
Palavras-chave: Capelas missioneiras, estatuária, religiosidade

Resumo

Inserida na dinâmica religiosa missioneira, a construção de inúmeras capelas estendeu-se pelo amplo território pertencente às doutrinas jesuíticas. Além da função de oferecer suporte religioso onde a presença dos padres era raríssima, estas edificações também constituíram marcos geográficos, postos de descanso e referenciais de pertencimento; sobretudo, abrigaram imagens executadas pelos indígenas em que as ressignificações e intervenções na iconografia completavam o sentido de pertencimento que justificava a presença e importância destas estruturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Ahlert, Universidade de Passo Fundo (UPF)
Doutora em História Ibero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade de Passo Fundo, coordenadora da especialização em Arte Visuais: fotografia, vídeo e outras tecnologias da Universidade de Passo Fundo; pesquisadora do Programa de Pesquisas Interdisciplinares da Região Platina Oriental e do Laboratório de Arqueologia e Cultura Material (LACUMA) do PPGH-UPF.
Como Citar
Ahlert, J. (1). Capelas Missioneiras e a abrangência da estatuária religiosa na Província do Paraguai nos séculos XVII e XVIII. Revista Brasileira De História Das Religiões, 7(19), 91-106. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v7i19.23985
Seção
ARTIGOS LIVRES