MODELOS DE VIRTUDE CRISTÃ: A PIA UNIÃO DAS FILHAS DE MARIA EM UMA PARÓQUIA DE ORIGEM ITALIANA
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar uma associação religiosa feminina em uma paróquia formada por imigrantes italianos, situada no município de Campo Largo, Paraná; nas décadas de 1940 e 1960. A Pia União das Filhas de Maria foi uma das associações femininas leigas de maior peso da Igreja no contexto de romanização do catolicismo. Com o objetivo de implementar parâmetros de feminilidade, pautado nos ideais de pureza sexual, obediência, humildade e devoção, inspirados nos modelos das santas mães e/ou virgens como Maria e Inês, padroeiras da associação, definia-se o ideal de comportamento para as moças católicas. Das associadas era cobrado um comportamento bastante rígido que ia desde as vestimentas até os gestos, cuja fita azul (símbolo de pertencimento) usada em meio às vestes brancas tinha forte apelo simbólico, pois atribuía a integrante uma identidade de moça respeitável, devota, pura, e que tinha um papel de destaque na Igreja. Nessa direção procuraremos enfatizar os modelos de virtude, os valores morais e o ideal de comportamento que a Igreja Católica buscou impor para um grupo de moças que serviriam de espelho para as demais. Da mesma maneira, procuraremos compreender como a experiência de fazer parte da Associação está presente na memória das jovens, bem como a sua importância na construção da identidade seja individual como coletiva na paróquia em estudo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.