Sociedade, Nação e Espiritismo: Os combates de Fernando do Ó – 1930-1940
Resumo
O processo de pluralização do campo religioso brasileiro em finais do século XIX, evidenciou a constituição de um mercado competitivo de bens de salvação. Diante desse quadro de perda do monopólio da igreja católica e a ascensão de outras vertentes religiosas, evidenciamos as lutas dos grupos espíritas e suas respectivas estratégias de inserção no espaço social a partir da trajetória de Fernando Souza do Ó, líder espírita santa-mariense. Nesse sentido, temos por objetivo analisar as posições políticas e filosóficas assumidas por Fernando do Ó no jornal Diário do Interior no período de 1930 a 1940, referenciando assim as interpretações do personagem sobre sociedade e nação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.