A cura dos corpos e a libertação das almas: o caso da Pastoral da Saúde em Florianópolis
Resumo
A Pastoral da Saúde do Brasil é um grupo da Igreja Católica que desenvolve atividades relacionadas à área da saúde, sua institucionalização no Brasil se deu num contexto de debates, tanto teológicos quanto na área da saúde. Nosso principal objetivo neste artigo é uma análise desse contexto de transformações na intenção de compreender como os discursos legitimadores da Teologia da Libertação, no campo religioso, e da Conferência de Alma-Ata, no campo da saúde reverberaram na atuação da Pastoral da Saúde em Florianópolis (SC) a partir do final da década de 1970, passando de uma prática de dentro das instituições hospitalares e religiosas para as comunidades. Para a realização desta análise, nos utilizamos de documentos escritos, tais como Relatórios da Pastoral da Saúde, Publicações na Revista Pastoral de Conjunto e o Caderno de Estudos nº 9 da CNBB, analisados como fontes históricas que evidenciam ideias e ações de um determinado período.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.