‘Dar de comer ao Santo’: as festas religiosas afro-brasileiras sob o olhar de Nina Rodrigues
Resumo
A proposta inicial que guiou a construção da reflexão a ser apresentada consistiu em pensar os intelectuais e as crenças e devoções afro-brasileiras, por meio de Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906) e da obra O animismo fetichista dos negros bahianos (1900). O intuito foi trabalhar noção de festa, mapeando e historicizando como a categoria é trabalhada na obra do autor em questão. Os aportes teóricos e metodológicos que possibilitaram pensar como as festas foram representadas por Nina Rodrigues consistiram no conceito de “festa” presente em Ruggiero Romano (1994) e nas noções de “representação” e “visão de mundo” presentes em Roger Chartier (1990,2002). Para a finalidade da compreensão histórica do discurso de Nina Rodrigues sobre festas religiosas afro-brasileiras em consonância com o contexto sociocultural baiano, será fundamental a noção de “formalidade das práticas” de Michel de Certeau (1982).
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.