A (re)invenção de uma tradição religiosa e a sociabilidade do Congado no interior de Minas Gerais
Resumo
O que significa a festa do Congado numa cidade do interior de Minas Gerais? Momento raro para se vivenciar o sagrado? Devoção a Nossa Senhora do Rosário? Mais que uma tradição religiosa, é a festa do povo. É uma expressão religiosa carregada de emoção, celebrações e sociabilidade. Este artigo faz um estudo sobre o Congado e analisa o significado da religiosidade popular – sua história, seus rituais e suas tradições. Alicerçadas em elementos místicos, as tradições populares integram o natural, o social e o sagrado. Foram utilizados os procedimentos metodológicos da história oral, através de um conjunto de depoimentos. A religiosidade popular integra-se com a cultura brasileira, por isso, seu estudo é um importante instrumento para a compreensão das raízes culturais e históricas do povo brasileiro. Cultura e religião integram-se no imaginário religioso. Os símbolos católicos, particularmente, marcam lugar, mas se adaptam, pois o Congado é uma tradição (re)inventada, mesclado com rituais católicos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.