A Umbanda como projeto de nomeação da realidade brasileira

  • Artur Cesar Isaia UFSC
Palavras-chave: Umbanda, Nacionalismo Religioso, Projeto de Nomeação da Realidade.

Resumo

O presente texto enfoca a Umbanda e seu esforço em “nomear” a realidade brasileira. Parte da concepção de Pierre Bourdieu de que a instituição do mundo simbólico-social é, antes de tudo, uma tentativa de tornar legítimo o que é simplesmente arbitrário. O projeto de alguns dirigentes e intelectuais umbandistas foi o de criar a obviedade de uma religião nacional e de um Brasil representado pela sua religião. As comemorações do ano de 2008 mostraram um claro sentido prescritivo de, ao mesmo tempo, celebrar o centenário de uma narrativa mítica para a Umbanda e reforçar a representação de uma religião nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Cesar Isaia, UFSC
Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, Pesquisador do CNPq, Vice-Coordenador do GT Nacional História das Religiões e das Religiosidades, ANPUH, um dos Coordenadores Regionais do GT História das Religiões e das Religiosidades ANPUH/Santa Catarina e um dos Coordenadores do Laboratório de Religiosidade e Cultura da UFSC.
Como Citar
Isaia, A. C. (1). A Umbanda como projeto de nomeação da realidade brasileira. Revista Brasileira De História Das Religiões, 7(21), 115-129. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v7i21.26580