Entre os Estados Unidos e a Alemanha: o conflito entre vertentes da Igrejas Luteranas no estado do Espírito Santo (1886-1929)

  • Rodrigo Pereira Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (UFRJ)
Palavras-chave: Imigração alemã, Teologia Luterana, Conflitos religiosos, Brasil, Estado do Espírito Santo.

Resumo

O artigo aborda a formação do luteranismo no Brasil no final do século XIX e século XX tendo o estado do Espírito Santo como exemplo. Explanamos sobre a cisão entre duas linhas teológicas do protestantismo alemão em meados do século XIX: os pastores unionistas e pastores confessionais luteranos. A divisão levou a formação de um Sínodo Luterano nos Estados Unidos, resultado da imigração de pastores e populações que não aceitavam tal tendência unionista. Ao mesmo tempo, houve formação de igrejas independentes na Alemanha que estavam mais próximas ou mais afastadas dos debates e das interrelações entre Calvino e Lutero. Em seguida, no contexto dos fluxos migratórios germânicos para o Brasil, abordaremos a fundação de sínodos luteranos dessas linhas e que entraram em conflitos sobre o comando das igrejas e membros. A partir da análise histórica de fontes primárias e secundárias analisaremos como se deu esse litigo no Espírito Santo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Pereira, Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (UFRJ)

Bacharel e Licenciado Pleno em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ). Doutorando em /arqueologia (UFRJ)

Como Citar
Pereira, R. (1). Entre os Estados Unidos e a Alemanha: o conflito entre vertentes da Igrejas Luteranas no estado do Espírito Santo (1886-1929). Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(22), 223-250. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i22.26593
Seção
ARTIGOS LIVRES