Padres da Igreja e o diálogo com o pensamento clássico
Resumo
O presente trabalho se propõe proceder a uma reflexão sobre os pressupostos doutrinários da pedagogia cristã a partir do diálogo realizado entre o cristianismo primitivo e a cultura clássica. Nesse sentido, importa considerar que a valorização e a conseqüente incorporação de elementos da cultura greco-romana foram promovidas à luz da nova concepção de deidade que o cristianismo trazia em seu bojo, sendo Cristo o mediador dessa relação, pelo fato de seus pensamentos e a sua pessoa constituírem o caminho e o modelo a serem seguidos. Nesse processo, papel fundamental tiveram, entre os séculos I e IV, os Padres da Igreja, que fundamentaram filosófica e teologicamente a doutrina cristã, criando as condições necessárias para a elaboração de uma paidéia cristã.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.