Religiosidade e educação: uma análise de Ockham

  • Conceição Solange Bution Perin UEM
  • Terezinha Oliveira UEM

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre a influência de Guilherme de Ockham, franciscano do século XIV, com o conflito que se  evidenciou entre a fé, baseada na concepção cristã que se construía nas verdades reveladas por Deus, e a razão, que se fundamentava no conhecimento por meio da experiência empírica, reflexiva. O autor, procurou explicitar aos homens da sua época que, as duas questões poderiam ser entendidas e analisadas sem, necessariamente, uma submeter-se à autoridade da outra. Desse modo, faremos uma abordagem sobre as afirmações realizadas por Ockham e que, segundo alguns autores, demarcaram um novo entendimento sobre a Fé e a Razão e que, consequentemente, provocaram, no período, modificações sócio-educacionais.

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Como Citar
Perin, C. S. B., & Oliveira, T. (1). Religiosidade e educação: uma análise de Ockham. Revista Brasileira De História Das Religiões, 1(1). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v1i1.26631