Devoção em festa na escrita de “São Luis do Maranhão – Corpo e Alma”

  • Maria Goretti Cavalcante Carvalho Universidade Estadual do Maranhão e UNISINOS
Palavras-chave: Literatura, Festas e devoção, História

Resumo

Análise do livro “São Luís do Maranhão - Corpo e Alma”, da autora Maria de Lourdes Lauande Lacroix. Objetiva-se analisar a constituição de memória da cidade para encontrar os indícios dos modos de devotar, de festejar e de meditar sobre o comportamento piedoso dos seus habitantes, com ênfase nas normas de conduta piedosa, nos séculos XIX e XX. Analisa-se uma constituição de memória, com referências da história cultural, a partir das noções de cultura popular e de circularidade cultural; e dos conceitos de representação. Indica-se que a elaboração da obra literária exigiu um estudo intensivo dos documentos, pertinentes a recortes temáticos, definindo o caráter histórico da obra, o que proporcionou uma ampla ressonância de percepção das ligações recorrentes entre história, literatura e religião, para ler o passado distante e do cotidiano vivido em tempos recentes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Goretti Cavalcante Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão e UNISINOS
Maria Goretti Cavalcante de Carvalho nasceu em São Luís - MA. Doutoranda em História pela UNISINOS. Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Assistente II do Departamento de Educação e Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão. Atua na área da História da Educação (docente) e na História das Religiões (Pesquisa). Desenvolve a pesquisa sobre "A Missão capuchinha indígena no Maranhão, século XX", para a conclusão da tese de doutoramento na UNISINOS. Interessa-se profundamente sobre o universo das Religiões e das religiosidades; sobre as ressonâncias destas esferas nos aspectos social e cultural nos processos de urbanização das cidades.
Como Citar
Carvalho, M. G. C. (1). Devoção em festa na escrita de “São Luis do Maranhão – Corpo e Alma”. Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(22), 145-166. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i22.26655
Seção
ARTIGOS LIVRES