Devoção em festa na escrita de “São Luis do Maranhão – Corpo e Alma”
Resumo
Análise do livro “São Luís do Maranhão - Corpo e Alma”, da autora Maria de Lourdes Lauande Lacroix. Objetiva-se analisar a constituição de memória da cidade para encontrar os indícios dos modos de devotar, de festejar e de meditar sobre o comportamento piedoso dos seus habitantes, com ênfase nas normas de conduta piedosa, nos séculos XIX e XX. Analisa-se uma constituição de memória, com referências da história cultural, a partir das noções de cultura popular e de circularidade cultural; e dos conceitos de representação. Indica-se que a elaboração da obra literária exigiu um estudo intensivo dos documentos, pertinentes a recortes temáticos, definindo o caráter histórico da obra, o que proporcionou uma ampla ressonância de percepção das ligações recorrentes entre história, literatura e religião, para ler o passado distante e do cotidiano vivido em tempos recentes.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.