Religião, filosofia e teologia na literatura portuguesa contemporânea: os escritores católicos
Resumo
O objetivo precípuo deste trabalho é pensar as relações entre literatura, filosofia e teologia na prosa e na poesia portuguesa contemporânea. Trata-se de averiguar em que medida alguns escritores, a partir dos anos 60, do século XX, reorientaram a interlocução crítica entre o campo da criação poética e ficcional e os discursos filosóficos e teológicos pertencentes a uma tradição cultural portuguesa. Escritores preocupados com uma reflexão cristã sobre a vida e a cultura portuguesas. Em primeiro lugar, situarei as relações mencionadas no âmbito mais geral da modernidade. Em seguida, justificarei a pertinência da proposta de reflexão para a literatura portuguesa com base no conceito de alegoria. Por fim, investigarei como se deu o diálogo entre tais saberes na obra do poeta Ruy Belo, centrando a análise nos conceitos de símbolo e íconeDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


