A lei de deus escrita na consciência: quando se encontram na história os espíritas e os maçons
Resumo
Objetivos: o artigo sugere uma análise reflexiva sobre o contexto histórico que, a partir do século XIX, gerou profundas modificações sócioculturais tanto na Europa, como no Brasil, introduzindo na história do pensamento ocidental a teoria doutrinária espírita, contida nas obras publicadas pelo francês Allan Kardec, culminando com a intolerância por parte da igreja católica apostólica romana. Metodologia: documentos da igreja católica, trechos das obras básicas da codificação kardecista, transcrição de discursos de orador espíritas em lojas maçônicas do Brasil e a obra Roma e o evangelho, esta última considerada rara, serviram para a reflexão e composição da narrativa, utilizando-se os modelos indutivo, dedutivo e analítico-comparativo. Resultados: transcrições de trechos das obras anteriormente citadas resultaram na elaboração de um corpo textual inovador e inédito. Conclusões: das reflexões trazidas no artigo, observa-se a possibilidade de se desdobrar em outras, também inéditas, contribuindo para a expansão temática de abordagens da história da cultura no Brasil.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.