Seminários católicos: “escolas cristãs modelares”

  • Altamiro Antônio Kretzer UFSC

Resumo

Este artigo pretende discutir a influência das escolas católicas (mais especificamente os seminários católicos, tomando como exemplo o Seminário Menor Metropolitano de Brusque, mais conhecido como Seminário de Azambuja) que, ao formarem cidadãos “íntegros, cristãos autênticos” e, conseqüentemente, lares cristãos, deveriam funcionar como uma instituição que contribui de “maneira extraordinária para uma sociedade mais cristã, para um mundo mais segundo o coração de Deus”. Pretende-se, portanto, através deste artigo, demonstrar como a escola católica era (e é), um importante instrumento da Igreja, e também do Estado nos momentos em que este se une à Igreja Católica, na construção e/ou manutenção de um determinado tipo de sociedade, uma vez que a religião permeia nossa existência, que as instituições religiosas ajudam e, às vezes, determinam um saber e criam identidades sociais específicas.

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Biografia do Autor

Altamiro Antônio Kretzer, UFSC
doutorando em História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Como Citar
Kretzer, A. A. (1). Seminários católicos: “escolas cristãs modelares”. Revista Brasileira De História Das Religiões, 1(3). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v1i3.26681