Por uma nova disponibilidade intelectual - Alceu Amoroso Lima e o rompimento com o Estado Novo

  • Cândido Moreira Rodrigues UFMT

Resumo

Este artigo trata da ação do intelectual católico Alceu Amoroso Lima na conjuntura específica do Brasil do período do Estado Novo (1937-1945), procurando destacar suas aproximações e distanciamentos do ideário governamental, enquanto personagem defensor dos interesses do laicato e da hierarquia da Igreja. Daremos atenção especial a alguns de seus  posicionamentos de fins do período em estudo, sobretudo aqueles relativos à ruptura com o pensamento conservador e sua concepção de democracia. Procuraremos ainda demonstrar sua relação, próxima, com as idéias do filósofo católico francês Jacques Maritain e como estas o influenciam rumo a uma nova disponibilidade, agora progressista e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cândido Moreira Rodrigues, UFMT

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. 

Como Citar
Rodrigues, C. M. (1). Por uma nova disponibilidade intelectual - Alceu Amoroso Lima e o rompimento com o Estado Novo. Revista Brasileira De História Das Religiões, 2(4). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v2i4.26726
Seção
ARTIGOS LIVRES