Catolicismo e espiritismo: dimensão conflituosa do campo religioso cearense na primeira república
Resumo
Este trabalho tem por objetivo abordar as relações conflituosas entre o Espiritismo e a Igreja Católica, no Ceará, por ocasião do estabelecimento do primeiro e a reação desta última à concorrência religiosa no quadro de sua reestruturação eclesiástica pós-secularização do Estado, no contexto da Primeira República no Brasil. Toma-se como referenciais as indicações analíticas presentes na sociologia da religião de Max Weber e no conceito de campo religioso de Bourdieu, no sentido de explicitar, por um lado, os embates públicos em que a hierarquia católica (“sacerdotes”) reforçava sua produção discursivacanônica classificando indistintamente o Espiritismo e as práticas mediúnicas afro-brasileiras como feitiçaria, ocultando o potencial “profético” da doutrina kardeciana; por outro lado, fazendo-se ver, naquele contexto do campo religioso brasileiro, os “efeitos de consagração” e de “subversão simbólica” sobre a ordem política.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.