Processo de substituição dos ritos de curas, em Manaus, no século 21: resíduos de pajelança tariano
Resumo
Os registros desde tempos imemoriais indicam que os ritos de curas fazeram parte do cotidiano das idéias de crenças religiosas e estão inseridos no processo catequético. A presença das Missões Salesianas, no Alto Rio Negro, no Amazonas, desde 1915, de modo geral, contribuiu para a perda da importância tribal do pajé. Por estarem localizados no rio Uaupés, estratégico na ocupação dos espaços pelos salesianos, na primeira metade do século 20, os tarianos foram precocemente atingidos pela política missionária de redução. Alguns tarianos que migraram em direção de Manaus aglomeraram-se nas margens arenosas do rio Tarumã-Açu, afluente do rio Negro, nas cercanias de Manaus. Ainda mantendo poucos resíduos culturais, sem pajé, sem terras adequadas para o cultivo das plantas medicinais, restam aos tarianos os ritos de cura cristianizados e a assistência médica pública em Manaus.
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