Processo de substituição dos ritos de curas, em Manaus, no século 21: resíduos de pajelança tariano

  • João Bosco Botelho Centro Universitário Nilton Lins
  • Alex Bruno Rebello Centro Universitário Nilton Lins
  • Aryela Bergamin Centro Universitário Nilton Lins
  • Denize dos Santos Centro Universitário Nilton Lins
  • Priscila Barbosa Centro Universitário Nilton Lins

Resumo

Os registros desde tempos imemoriais indicam que os ritos de curas fazeram parte do cotidiano das idéias de crenças religiosas e estão inseridos no processo catequético. A presença das Missões Salesianas, no Alto Rio Negro, no Amazonas, desde 1915, de modo geral, contribuiu para a perda da importância tribal do pajé. Por estarem localizados no rio Uaupés, estratégico na ocupação dos espaços pelos salesianos, na primeira metade do século 20, os tarianos foram precocemente atingidos pela política missionária de redução. Alguns tarianos que migraram em direção de Manaus aglomeraram-se nas margens arenosas do rio Tarumã-Açu, afluente do rio Negro, nas cercanias de Manaus. Ainda mantendo poucos resíduos culturais, sem pajé, sem terras adequadas para o cultivo das plantas medicinais, restam aos tarianos os ritos de cura cristianizados e a assistência médica pública em Manaus.

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Biografia do Autor

João Bosco Botelho, Centro Universitário Nilton Lins

Professor-Doutor e Pós-doutor da Disciplina de História da Medicina da Universidade do Estado doAmazonas e do Centro Universitário Nilton Lins

Como Citar
Botelho, J. B., Rebello, A. B., Bergamin, A., dos Santos, D., & Barbosa, P. (1). Processo de substituição dos ritos de curas, em Manaus, no século 21: resíduos de pajelança tariano. Revista Brasileira De História Das Religiões, 2(4). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v2i4.26736
Seção
COMUNICAÇÕES (Inativo)