O Pentecostalismo na história brasileira: problemas de periodização e enfoques teórico-metodológicos
Resumo
Este artigo faz uma problematização do pentecostalismo brasileiro, tomando como foco a periodização usada nas ciências sociais e, partir de uma discussão das mudanças paradigmáticas no interior desse campo religioso, propor uma nova classificação das etapas históricas desse segmento. Discute-se as interfaces do pentecostalismo com a pós-modernidade, o que conduziu a importantes mudanças paradigmáticas no interior desse campo religioso, evidenciando um dos fenômenos mais marcantes de nossa sociedade: a ascensão de uma religião cristã pós-moderna voltada para o consumo de massa e a busca de bem-estar pessoal.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.