Quando vida, fé e festa se mesclam: Sentidos mais que sagrados de se comemorar Nossa Senhora do Rosário em Goiás

  • Cairo Mohamad Ibrahim Katrib Universidade Federal de Uberlandia
Palavras-chave: Festa, Congado, Memória, Sagrado, Profano

Resumo

O objeto de estudo deste artigo é o Congado da cidade de Catalão-GO, localizada na região sudeste do estado de Goiás, inserido no contexto das comemorações em louvor a Nossa Senhora do Rosário, por meio do qual procuro analisar como essa prática cultural foi sendo recriada no cotidiano dos congadeiros para continuar existindo e persistindo até os dias de hoje como parte fundante da cultura do município, sendo uma das maiores comemorações de cunho festivo-devocional do interior do país. Nele, a partir do uso da memória e da oralidade, procuro recompor as histórias vividas, sentidas, os pertencimentos, as rupturas, os valores e todos os significados sagrados e profanos partilhados, principalmente pelas famílias congadeiras que mantêm viva a prática do Congado como sinônimo de vida, de fé e de festa. As histórias desse festar têm na oralidade e na memória de seus praticantes o fio condutor das muitas histórias de vida dessas famílias. Sendo essa linguagem pautada na preocupação com sua ancestralidade, com a atualização da memória dos antepassados propiciando que tal prática seja reelaborada para continuar viva e presente como marca identitária de seus praticantes. A metodologia aplicada se pautou na utilização de corpus oral e escrito, entrevistas e visitas de observação às famílias congadeiras. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Stuart Hall, Peter Burke, Michel De Certeau, Halbwachs, Pollack, dentre outros que contribuíram para uma reflexão interdisciplinar da temática pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlandia
Mestre em História - UFU, doutor em História Cultural- UNB, docente do curso de História do Campus UFU Ituiutaba. Trabalha com a temática cultura popular, religiosidade afro-brasileira (práticas do catolicismo, candomblé e umbanda) Relações etnicorraciais e a Lei 10.639/03 e suas múltiplas formas de construção pedagógica. Desenvolve pesquisas no campo de patrimonio cultural, produção de videos documentários .
Como Citar
Ibrahim Katrib, C. M. (1). Quando vida, fé e festa se mesclam: Sentidos mais que sagrados de se comemorar Nossa Senhora do Rosário em Goiás. Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(22), 167-194. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i22.28849
Seção
ARTIGOS LIVRES