Dante Alighieri e a representação do pós-morte

  • Solange Ramos de Andrade UEM
  • Daniel Lula Costa UFSC
Palavras-chave: Divina Comédia, Dante Alighieri, medievo

Resumo

No início do século XIV Dante Alighieri escreveu a Divina Comédia, obra na qual descreveu as características do pós-morte cristão. Dividida em três volumes a obra narra a viagem do personagem Dante pelos ambientes do pós-morte: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Estes ambientes possuem características simbólicas singulares, um modelo pensado e imaginado por Dante que interpretou o seu contexto histórico e representou a sua realidade. Nosso objetivo é analisar como são representados os ambientes do pós-morte na Divina Comédia enquanto uma realidade de mundo. Em um primeiro momento mostraremos o pensamento cosmológico medieval do século XIV. Após sua contextualização descreveremos como Dante representou o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Nossa análise se baseia nas categorias de apropriação e representação coletiva, de Roger Chartier.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Ramos de Andrade, UEM
Doutora em História e Sociedade pela UNESP/Assis. Profa. Associada do Departamento de História – UEM-PR; Professora do Programa de Pós-Graduação em História – PPH/UEM. Bolsista Produtividade em Pesquisa – Fundação Araucária/PR. Coordenadora Nacional do GT História das Religiões e das Religiosidades – ANPUH.
Daniel Lula Costa, UFSC
Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CAPES. Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR).Prof. Temporário do Departamento de Ciências Sociais – UNESPAR/FECILCAM. Integrante do Laboratório de Estudos em Religiões e Religiosidades (LERR-UEM).
Como Citar
Andrade, S. R. de, & Costa, D. L. (1). Dante Alighieri e a representação do pós-morte. Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(22), 91-105. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i22.28968
Seção
ARTIGOS LIVRES